http://www.leigos.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/375695banner1.jpglink
http://www.leigos.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/579349banner2.jpglink
http://www.leigos.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/644325banner3.jpglink
Projeto Cres'Ser Chibuto

Desde o ano de 1998 que os Leigos Boa Nova enviam voluntários para Angola, Brasil e Moçambique. Nestes últimos anos, têm enviado voluntários para Moçambique em projetos de curta duração e, mais recentemente, a partir de abril de 2015, está a decorrer um projeto de longa duração na cidade do Chibuto, província de Gaza, em Moçambique. Este projeto, denominado “Cres’Ser Chibuto”, envolve as voluntárias Diana Salgado e Sofia Silva e estender-se-á até ao ano de 2017. No presente ano de 2016, este projeto desenvolveu-se segundo os seus objetivos gerais que visam a criação de solidariedade entre povos e igrejas locais e a dedicação à causa da evangelização, nomeadamente, dos grupos sociais mais carenciados. As áreas privilegiadas de atuação foram as seguintes:

  • Enfoque na solidariedade espiritual e material com a população;
  • Evangelização e trabalho pastoral;
  • Defesa da dignidade da Pessoa Humana;
  • Cooperação para o Desenvolvimento e a Promoção Humana dos mais carenciados nas áreas da Saúde, Educação, Habitação e Social.

 

Quanto às atividades realizadas ao longo do presente ano foram as seguintes:

 

Gestão e apoio ao funcionamento da Escolinha Nossa Sra. da Boa Nova com crianças inscritas dos dois aos cinco anos. Nesta escolinha são servidas três refeições e umas das grandes dificuldades são as infraestruturas que são muito precárias;

 

Construção de obras na escolinha: construção de cozinha, de casas de banho diferenciadas, de acessibilidades, e de vedação em torno da escolinha.

 

Apoio na gestão do centro residencial para jovens estudantes com 33 raparigas que participam em todas as tarefas do centro;

 

Aquisição de uma carrinha de passageiros para a escolinha. Esta carrinha tem também um compromisso social: com parte das receitas ajuda a Cáritas na aquisição de alimentos para os mais pobres.

Colaboração com a Caritas local, onde a ajuda é dada de forma mais assistencialista, através do projeto “+ VIDA”, ou seja, um projeto de leite para crianças recém-nascidas de mães que faleceram durante o parto ou que contraíram o vírus de HIV, não querendo sentenciar o seu bebé com a sua doença.

 

Projeto “Uma Casa Digna”, dirigido a idosos sem retaguarda familiar e famílias monoparentais/cuidadores com menores a cargo em situação de vulnerabilidade. Este projeto está inserido no ministério da Cáritas Paroquial que oferece o material, mas é a própria comunidade e o núcleo (organização cristã nessas comunidades) que se responsabilizam pela construção. Este projeto envolve toda a comunidade, quer na sensibilização e responsabilização pelos mais desfavorecidos, quer pelo trabalho na construção, limpeza e na promoção do voluntariado local para a melhoria da dignidade do outro.

 

Projeto “SOPA”. Este projeto visa suprir a dificuldade de muitos idosos confecionarem a sua própria refeição, devido à falta de água, lenha e de alimentos, e consiste em levar a estes idosos, com a ajuda de voluntários locais, pelo menos uma vez por semana, uma refeição já preparada (chima e feijão).


Projeto de micro doações. Este projeto visa ajudar mamãs sozinhas com crianças a cargo e consiste na doação de produtos essenciais, tais como tomate, caldo, açúcar, pipoca, sabão barra, massa esparguete, óleo alimentar e fósforos, a estas mamãs, por parte de pessoas com maior capacidade económica, com o propósito de estas mamãs os venderem numa pequena banca e, desta forma, gerarem uma fonte de rendimento.

 
 

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

 
 
 
 
Share